Definida a fórmula do Baianão 2019

Representantes dos clubes e a diretoria da Federação Bahiana de Futebol realizaram nesta terça-feira (13), na ede da entidade, o pré-arbitral, onde foram discutidos detalhes da competição.

As dez agremiações participantes comporão o mesmo grupo, de número 1, na fase de classificação. Com pontos corridos, as equipes se enfrentarão no sistema de jogos apenas de ida, classificando-se para a semifinal as quatro primeiras colocadas.

Na semifinal, os quatro times classificados formarão dois novos grupos. No grupo 2 ficarão o 1º colocado e o 4º colocado da primeira fase. O grupo 3 terá o 2º e 3º colocados. Eles se enfrentarão dentro de cada grupo, em jogos de ida e volta. Os mandos de campo dos jogos de volta serão das equipes melhores colocadas na primeira fase. Havendo empate em número de pontos ganhos e saldo de gols, as vagas na final serão decididas nas cobranças de pênaltis.

Os dois vencedores da segunda fase fazem a disputa do título, também em jogos de ida e volta, com o segundo jogo na casa daquele de melhor campanha. O campeão, também havendo empate em pontos e saldo de gols após as duas partidas, será conhecido nas cobranças de pênaltis.

Copa do Nordeste – Terá direito à primeira vaga para a Copa do Nordeste 2020 o clube campeão do Baianão 2019. A segunda vaga, de acordo com definição da CBF, Federações e clubes, em reunião no dia 14 de fevereiro de 2017, será da associação melhor classificada no ranking nacional de clubes divulgado pela entidade nacional no final da temporada 2019. Já a terceira vaga, da Pré Copa do Nordeste, será do segundo clube melhor colocado no ranking nacional.

Copa do Brasil – Terão direito às três vagas da Bahia na Copa do Brasil o campeão, vice-campeão e 3º colocado do Baianão 2019.

Série D do Brasileirão – Já para a Série D do Brasileirão 2020, haverá uma novidade na definição das vagas. Por maioria de votos, os clubes decidiram destinar uma das três vagas para o campeão da Copa Governador do Estado, ou outra competição que venha substituí-la na próxima temporada. Para o Baianão ficarão as duas demais vagas, que serão dos clubes melhores colocados, desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro.

Rebaixamento – Apenas uma equipe será rebaixada para a Série B do Baianão 2020. Será ela a última colocada na primeira fase do Baianão 2019.

Horários de jogos – Durante o encontro, os clubes Bahia de Feira, Jequié, ECPP Vitória da Conquista e Fluminense de Feira solicitaram que, aos domingos, quando não sejam transmitidas pela TV Bahia, suas partidas como mandante aconteçam pela manhã, às 10h.

Fonte: FBF