ECPP e Fainor ampliam parceria

O ECPP Vitória da Conquista vem estreitando a sua parceria com a Fainor através de atendimentos entre estudantes e profissionais das áreas de Fisioterapia e agora Odontologia, e os atletas do clube.

No primeiro semestre de 2018 os atletas já eram atendidos e acompanhados pelos alunos de fisioterapia, acompanhados sempre dos seus professores. Dessa vez surgiu uma parceria, com o curso de odontologia, para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos jovens atletas Alviverdes que irão disputar importantes competições em 2019.

A Cirurgiã Dentista e Coordenadora do Núcleo de estudos em Odontologia da Fainor, a Dra. Luísa Soares Santino Correia, falou sobre a importância dessa  parceria: “ A Fainor dispõe de uma Clínica Escola onde os alunos do V ao X semestre, atendem a comunidade, sempre acompanhados pelos seus professores. Sabemos sobre  a importância da saúde bucal para as pessoas, inclusive para os atletas. Os atletas possuem uma rotina intensa de treinamentos e esses cuidados são de extrema importância para que não comprometa o desenvolvimento e rendimento deles. Outro ponto importante é a faixa etária pois sabemos que entre 14 a 20 anos é um período de adolescência onde muitas vezes eles não possuem comprometimento com a higiene bucal. Sendo assim é grande a importância não apenas dos tratamentos, e intervenções quando necessárias, mas também dos cuidados preventivos. Trabalhamos com a parte preventiva que envolve instrução de higiene oral, a profilaxia, que é a limpeza, aplicação de flúor, quando necessário. A parte de intervenção envolve a remoção de cáries e restaurações. A Odontologia possui um leque de opções de diversas especialidades e aqui temos muitas delas. O que vai depender é da necessidade de cada atleta, é um atendimento individualizado. Lembramos que a nossa Clínica Escola atende toda a comunidade de Vitória da Conquista.”

Ederlane Amorim presidente do clube está muito satisfeito com essa parceria.

“Essa parceria é de suma importância para as pretensões do clube, para a categoria sub 20 e até mesmo atendendo aos nossos jogadores do profissional. Estamos dando inicio com a tramitação da documentação em busca da certificação de Clube Formador e para isso precisamos cumprir algumas etapas, uma delas é esse atendimento médico e odontológico aos nossos jogadores em formação da nossa divisão de base. Já temos essa parceria com a Fainor a título de patrocínio para o futebol profissional há muito tempo, sempre foi uma instituição presente com apoio ao nosso clube, não só no com o nosso time , como também a várias modalidades esportivas em nossa cidade. Os atendimentos tem sido de muita importância para que possamos cumprir essas etapas, proporcionar uma melhor qualificação e estrutura aos nossos atletas, principalmente os que estão em formação, melhor estado de saúde, pois entendemos a importância do cuidado com a parte odontológica em relação aos efeitos e prejuízos que um problema odontológico pode causar , como facilidade em contrair lesões musculares ou retardos na recuperação dessas lesões. Então, esse trabalho está interferindo e contribuindo de forma direta e ajudando de forma positiva nos treinos e na nossa preparação para jogos, na pré-temporada. Reitero que a Fisioterapia bem como a odontologia é de suma importância para a prevenção e na recuperação de atletas lesionados. Então fica aqui o nosso agradecimento à Fainor, a todo o seu corpo diretivo, às pessoas que estão a frente e quem tem um relacionamento mais próximo com o clube. Finalizo enaltecendo a grandeza que é essa instituição no setor educacional da nossa cidade e região.”

Por Luciana Flores